quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Filmes Inesquecíveis


Edward Mãos de Tesoura

Muitos filmes marcaram minha infância, mas talvez nenhum tenha sido tão marcante quanto Edward Mãos de Tesoura. Lembro da primeira vez quando assisti esse clássico, aos 8 anos de idade, e até hoje me impressiono com as boas lembranças do filme, repleto de cenas encantadoras e marcantes.

Apesar do prestígio um tanto exagerado, o filme encanta graças ao roteiro que traz boas intenções e uma dura crítica ao modelo de vida conservador da sociedade, que discrimina qualquer um que não se enquadre as suas regras. Dirigido com perfeição pelo exótico Tim Burton, Edward Mãos de Tesoura traz um elenco formidável encabeçado pelo genial Jhonny Depp, que interpreta o personagem principal. Os cenários são belos, incluindo a mansão "mal assombrada" onde Edward vive, os figurinos são ótimos e até as tesouras que substituem as mãos de Jhonny Deep convencem de tão realistas.

A história é parecida com um conto de fadas. Começa de maneira meiga, apresentando os personagens centrais. No início tudo vai muito bem, até que as coisas começam a ficar difíceis para o personagem principal, que se apaixona pela pessoa errada. Então vem aquele momento dramático, no qual nosso herói sofre várias injustiças, até que finalmente surge o grande climax, que é o embate entre Edward e o grande vilão da história, no caso o namorado encrenqueiro da mocinha. Apesar das coisas não terminarem bem para nosso herói, o filme termina com um singelo final feliz.

Não entrei em detalhes da história até por que todo mundo já deve ter assistido ao filme, que passava exaustivamente na sessão da tarde, na Rede Globo. Prefiro citar a crítica do roteiro, que não perdoou a sociedade moralista. Edward morava sozinho e isolado em uma mansão assustadora, possuía um visual gótico, com roupas pretas, cabelo grande e o rosto pálido, totalmente diferente dos moradores da cidadezinha, que moravam em casas bonitas e desfilavam em roupas exageradamente coloridas. Tim Burton inverteu de propósito os valores da bondade e maldade, tornando Edward o personagem bom enquanto que os moradores eram as pessoas ruins de más intenções. A população tida como normal e moralmente correta oprime e expulsa o jovem que não se adapta a eles.

Talvez Edward Mãos de Tesoura não seja o filme tão ingênuo e inocente quanto parece.

Nenhum comentário: