domingo, 19 de outubro de 2008

Rock vs Religião (parte 2)


Na primeira parte deste tópico citei os motivos que levam a freqüente associação do Rock com satanismo. Tudo bem que hoje em dia, essa perseguição deixou de estar sempre presente no cotidiano de um apreciador de música pesada, mas ainda é um problema curioso.

Como citei na parte um, é dificil de entender o por que de alguem se importar por suas preferências. Principalmente quando se trata de uma pessoa religiosa. Com tanta gente precisando de ajuda, passando fome e tudo mais, um ser, que se julga acima de todos por andar com uma bíblia debaixo do braço, prefere acusar o próximo de satanista, simplesmente por que este usa uma camisa preta com a estampa de um grupo de Rock, ao invéis de ajudar alguem de menos sorte.

Tá bom, não irei ficar apenas falando mal dos religiosos, afinal, nem todos são assim. Deixando um pouco de enrolação, irei explicar dois pontos fundamentais dessa história: o primeiro são os motivos que levam alguém a apreciar a música pesada; o segundo são os possíveis motivos que levam uma banda de Rock a abordar em suas letras e imagem temas considerados satânicos.



O que leva alguém a se tornar um fã de Rock ou Heavy Metal?

R: Posso ser sincero? nem eu sei. Na verdade não há motivos concretos para essa devoção. Sem querer dar uma de filósofo, mas já filosofando, ser um admirador de Rock não é uma escolha, e sim um estilo de vida. É algo que já nasceu com você. Está no seu sangue, na sua mente, na alma.
Sem que você queira, sua personalidade acaba te atraindo para o caminho da música pesada (não que todas as bandas sejam pesadas, na verdade estou usando esse termo para diferenciar o Rock da musica Pop). Você não tem escolha. Simplesmente acaba se sentido bem ao ouvir as músicas, se indentifica com as letras, com a imagem e os músicos da banda. Quanto mais você se aprofunda na história da banda e no significado das canções, mais apaixonado e fiel pelo seu estilo você fica.



Quais os motivos que levam uma banda a abordar temas satânicos?

R: O maior motivo das acusações de satanismo se deve ao fato de muitos rockstars terem adotado abertamente uma atitude considerada demoníaca. Este interesse em parecer demoníaco ou abordar temas demoníacos pode ser explicado por essas três alternativas:

a) Arte. Uma música que aborda o tema satanismo pode ser considerada apenas uma expressão artística sobre o tema, assim como um bom livro ou filme de terror.

b) Rebeldia. A abordagem de temas "proibidos" pode ser apenas mais uma maneira de chocar a sociedade conservadora. Além do mais o ser humano tem uma tendência a apreciar o que é proibido pela maioria.

c)c) Interesse pelo oculto, o que não implica obrigatoriamente em satanismo. O tema do oculto pode ser abordado apenas pelo fato de despertar interesse e não por despertar credos religiosos.


Na próxima e ultima parte deste tópico, citarei alguns fatos, como crimes e suícidios, que ligaram bandas famosas ao satanismo.

Nenhum comentário: