domingo, 20 de dezembro de 2009

Rock vs Religião (parte final)


A trilogia Rock vs Religião chega a sua ultima parte. Após tentar explicar os elementos fundamentais da freqüente associação entre Rock e satanismo, e o porquê dessa adoração de fãs e artistas pelo oculto, finalizo a matéria citando alguns fatos que aumentaram definitivamente a ligação entre o "mal" e a música pesada.

Na lista de fatos, retirados do site Whiplash, estão relatos de crimes e suicídios, citações nas letras das músicas e exemplos diretos de bandas que usaram imagens, entre outras coisas, consideradas satânicas.


Crimes e suicídios
(Atenção: muitos dos fatos podem ser apenas exageros ou meia verdades, apesar de terem sido publicadas pela imprensa).
* Um satanista, chamado Richard Ramirez, aterrorizou a Califórnia na década de 80, matando 14 pessoas. Ramirez era fanático por AC/DC.

* Em San Antonio, Texas, um menino de 16 anos matou a tia a facadas e contou à policia que estava hipnotizado por uma canção do Pink Floyd, não lembrando o que havia ocorrido.

* Dennis Bartis, de Center Point, Texas, se enforcou na trave do campo de futebol da escola. Dennis deixou uma carta explicando que iria encontrar o demônio a mando da música Highway to hell do AC/DC.

* Em 09 de janeiro de 1988, Thomas Sullivan, 14 anos, cortou a garganta da mãe e se suicidou em seguida. Thomas era apaixonado por Ozzy Osbourne.

* Em 12 de abril de 1985, um rapaz fanático por Heavy Metal matou 3 pessoas. O garoto alegou estar dominado por Eddie (mascote do Iron Maiden) quando cometeu os assassinatos.

* No ano 1987, foi capturado na Philadelphia um assassino serial e canibal, chamado Gary Heidnik. Seus vizinhos disseram à polícia que Gary ouvia músicas de Heavy Metal todos os dias, de manhã até à noite.



Citações em letras de músicas
* Conjuring (Megadeth): "Sou advogado do Diabo, um vendedor se preferir. Venha se juntar a mim nas profundezas do inferno. Sua alma é minha. Obedeça!"

* The Prince (Metallica): "Anjos das profundezas, quero vender minha lama. Demônio, venha levar minha alma, com diamantes você paga mais. Eu não me importo com o paraíso, então não me verá chorar. Queimarei no inferno quando morrer"

* Burn in Hell ( Twisted Sister): "Bem vindo a terra do abandono. Venha criança, pegue minha mão. Aqui não há trabalho, apenas uma conta a pagar. Você vai queimar no inferno."

* Fear of the Dark (Iron Maiden): "Eu sou um homem que anda sozinho, e quando ando numa estrada escura, ou passeando pelo parque, quando as luzes começam a mudar, eu realmente me sinto estranho. Medo do escuro, eu tive a sensação de que vi alguem ali."



Bandas e artistas acusadas de satanismo.
* Robert Jhonson: Considerado um deus do Blues, e também um dos personagens da cena musical que influenciou de forma direta, ou indireta, o Rock and Roll. Robert dizia que havia feito um pacto com o demônio em troca de sua ótima musicalidade e sucesso. Morreu envenenado misteriosamente.

* Rolling Stones: Uma das primeiras bandas a abordar temas ocultos em suas letras, como em Simpathy for the Devil. Além disso, colocaram várias referências ao ocultismo em capas de álbuns.

* Beatles: John Lennon era um estudioso do bruxo inglês Aleister Crowley, e foi assassinado por um fanático que acreditava poder roubar sua fama ao matá-lo.

* Led Zeppelin: É acusada de escrever de forma subliminar letras com conteúdo satânico. A tradução dessas letras só seria possível se as músicas fossem tocadas de trás para frente. Alem disso, Jimmy Page também estudou as obras de Crowley, chegando a comprar a mansão deste. A morte do baterista John Bonhan e os freqüentes acidentes com os membros do grupo são considerados provas da ligação do conjunto com o satanismo.

* Alice Cooper: Segundo o próprio, seu codinome foi sugerido numa mesa de ouija (algo como o jogo do copo) por um espírito.

*Kiss: Religiosos fanáticos acusaram a banda de satanismo devido à maquilagem do grupo. Também relataram que os músicos faziam sacrifícios de animais em seus shows e que o nome da banda teria outro significado ao invés de "beijo". Para essas pessoas, KISS é um anacrônico para "Knights In Service Satan" (cavaleiros a serviço de satanás).

* AC/DC: Após lançarem o álbum Highway to Hell (estrada para o inferno), com músicas como Hell's Bells (sinos do inferno), foi taxa como satanista pela imprensa e religiosos. A situação piorou quando começaram a surgir crimes e suicídios cometidos por fãs da banda.


Assim encerro a parte final de Rock vs Religião. Em nenhum momento quis defender meu estilo de música, apesar das críticas aos religiosos fanáticos e sua ignorância em relação ao Rock/Heavy. A principal fonte para as três partes da matéria foi o site já citado Whiplash.











Nenhum comentário: